Para impulsionar a criação de tecnologias, o desenvolvimento de pesquisas inovadoras e a consolidação de novos negócios que atendam às demandas da sociedade, o Brasil oferece diversos mecanismos de fomento à inovação e ao empreendedorismo. Esses incentivos são fundamentais para transformar ideias em soluções práticas e viáveis.
Confira abaixo os principais tipos de fomento disponíveis que podem ajudar a concretizar seus projetos.
Principais atores de fomento à inovação no Brasil:
Principais atores de fomento à inovação em Minas Gerais:
Fomentos ao empreendedorismo
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, foi fundada pelo Governo Estadual. É responsável por apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação que são considerados relevantes para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais, sendo estes projetos de instituições ou de pesquisadores individuais.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação responsável por incentivar, dispor e regrar os cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). Além disso, realizam a Avaliação da pós-graduação stricto sensu, o acesso a divulgação da produção científica, investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior, entre outras atividades.
O CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas), atualmente chamado Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é uma entidade para incentivo à pesquisa no Brasil, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Concede bolsas de Estudo, Financia Projetos, Fomenta a inovação, Promove a Integração e Colaboração entre pesquisadores e instituições, e Contribui para a capacitação de novos talentos na ciência e tecnologia.
A Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, é uma empresa de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e outras instituições públicas ou privadas com sede no Rio de Janeiro. Apoia startups e empresas em fase inicial com recursos financeiros e consultoria. Financia projetos de inovação, incentiva pesquisas científicas, fomenta parcerias entre empresas e instituições de pesquisa, lança editais além de oferecer eventos para ajudar empresas e empreendedores a melhorar suas habilidades em gestão.
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), organização sem fins lucrativos que busca estimular o avanço do conhecimento e da inovação tecnológica. atua na proteção da independência das fundações e entidades estaduais de apoio à pesquisa, assegurando a correta alocação e a execução eficiente dos recursos financeiros destinados às FAPs.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem o objetivo de realizar financiamentos a longo prazo e ajudar no investimento de qualquer segmento da economia brasileira, buscando apoiar empreendedores de todos os portes na realização de seus planos para concretização de novos negócios, com a intenção de melhorar a competitividade da economia brasileira e gerar empregos, é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG, tem como propósito fomentar o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Oferece apoio financeiro para projetos e investimento de várias áreas. Também se destina a apoiar o crescimento econômico do estado, promovendo inovação e geração de empregos.
EMBRAPII é uma Empresa de Pesquisa e Inovação Industrial atuante nas áreas de biotecnologia, materiais e química, mecânica e manufatura, tecnologia da informação e comunicação e tecnologias aplicadas. Organização social que apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. Possui contrato de gestão com o governo federal, por meio dos ministérios da ciência, tecnologia e inovação; do desenvolvimento, indústria, comércio e serviços; da saúde; e da educação.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, é uma entidade brasileira privada sem fins lucrativos que tem o objetivo de Impulsionar a competitividade e o crescimento sustentável das pequenas empresas e estimular o espírito empreendedor, fortalecendo a economia nacional. Busca a excelência no apoio às pequenas empresas, ajudando a criar um país mais justo, competitivo e sustentável. Além disso oferece vários cursos pagos e gratuitos além do empretec (programa de formação de empreendedores).
A Catalisa ICT é uma iniciativa organizada pelo SEBRAE visando fomentar e acelerar empreendimentos inovadores de base tecnológica para alavancar a geração de riqueza por meio da criação de empresas de base tecnológica por mestres e doutores formados ou em formação, transferência de tecnologias feitas por pesquisadores e universidades para empresas interessadas e a inserção de mestres, doutores e capital humano qualificado, em pequenos negócios.
Centelha é um programa que estimula a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora no Brasil. Oferece capacitação, recursos financeiros e outros tipos de apoio a fim de transformar ideias em negócios de sucesso.